COMUNICAR MAIS OK
5ª Conferencia

5ª Conferência Municipal de Saúde é realizada em Santa Filomena Piauí

“Momento democrático em prol da construção de uma saúde de qualidade e compromisso para o fortalecimento do SUS”.

12/04/2019 16h52Atualizado há 5 meses
Por: Tony Santos
Fonte: Tony Santos
294
V Conferência Municipal de Saúde.
V Conferência Municipal de Saúde.

A prefeitura de Santa Filomena e a Secretaria Municipal de Saúde (Governo Seriedade e Trabalho), realizaram nesta sexta-feira (12) de abril, a “5ª Conferência Municipal de Saúde”, de Santa Filomena. A conferência aconteceu no Plenário da Câmara de Vereadores, sob a temática “Democracia e Saúde” e contou com representantes de diversos segmentos da sociedade. Dentre eles o vereador Tony Santos, secretário de governo José Carlos, secretário de Administração Reginaldo Pires de Carvalho, secretário de Agricultura Rangel Alves, diretor da Unidade Mista de Saúde Moisés Neris e outros. O prefeito Carlos Augusto de Araújo Braga não esteve presente em decorrência da sua participação na Marcha dos prefeitos que aconteceu em Brasília.

O evento foi coordenado pela conferencista Gisele, que Deus boas vindas a todos os presentes e em seguida louvou a presença dos estudantes representados pelos alunos da Escola Estadual Lourenço Filho. A mesma se demonstrou bastante entusiasmada ao ver o interesse dos profissionais da saúde que ali estavam, honrando o compromisso de lutar por melhorias significativas para a saúde pública.

Após as palavras da conferencista Gisele, o mestre de cerimonia José Lopes anunciou a composição da mesa e em seguida convidou a todos para acompanhar o Hino Nacional Brasileiro, momento ímpar do evento.

Após o Hino, a secretária municipal de Saúde Araci Orsano declarou oficialmente  abertura a V Conferência Municipal de Saúde de Santa Filomena – Piauí. A secretária acompanhou todos os momentos e se demonstrava bem a vontade para interagir com todos os presentes, deixando a todo instante seu agradecimento pela participação dos filomenenses convidados, que lotaram o plenário da Câmara de vereadores.

Movidos pela declaração de abertura da Conferencia, os participantes assistiram o vídeo “o dia em que o SUS visitou o cidadão”, referenciando a importância do SUS na vida do povo brasileiro e a importância de lutarmos pela sua sobrevivência, frente as ameaças de extinção deste sistema tão benéfico à comunidade residentes nos inúmeros municípios do Brasil.

Finalizada exibição do vídeo, foi lido o Regimento Interno da Conferencia que seguiu com a pauta divulgada na programação, onde houve a realização do ciclo de palestras que contou com três eixos: a primeira veio com o eixo: “Saúde como direito”, ministrada pelo psicólogo Péricles Macedo. A segunda palestra veio com o eixo: “Consolidação do SUS”, com a palestrante Floraci Lima e a terceira palestra trouxe o eixo: “Financiamento do SUS”, ministrada pela palestrante Célia Cirqueira.

Na sequencia os participantes foram convidados para um delicioso lanche e em seguida foram divididos em grupos, para que juntos, discutissem e apresentassem suas próprias propostas de melhorias na saúde pública municipal. Dando continuidade, os participantes elegeram os representantes locais para a Conferência Estadual da Saúde.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias