COMUNICAR MAIS OK
Café da Manhã

Dia Internacional da Mulher é comemorado com café da manhã em Santa Filomena

O Dia Internacional da Mulher é uma data comemorativa que representa o símbolo das conquistas e direitos das mulheres no século XX.

09/03/2019 06h49Atualizado há 6 meses
Por: Tony Santos
Fonte: Publicação Seriedade e Trabalho/Fotos: Felipe Nogueira
231

A prefeitura de Santa Filomena, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou na manhã da última sexta feira, 08 de março de 2019,  um delicioso Café da Manhã em comemoração ao “DIA DA MULHER”. No início do evento a Secretária Municipal de Assistência Social Daisy Nogueira recepcionou as mulheres de toda a comunidade, dando as boas vindas.

Durante o evento, contou-se com a presença de dezenas de mulheres, idosas e jovens, dentre elas a Primeira Dama Geni Helane que esteve acompanhada pela Vereadora Iraneth Cavalcante e a Secretária de Saúde Araci Orsano.

A Assistente Social Elizia Lustosa falou da importância da data como um momento de reafirmar a busca por direitos. Os Momentos de descontração e animação ficaram por conta do Educador Físico Maurício Nogueira. Dia de comemorações e também de reafirmar a importância da Mulher em nossa Sociedade. Ainda no evento, esteve presente, dando sua parcela de colaboração o psicólogo do município Péricles Macedo.

Dia Internacional da Mulher:

O Dia Internacional da Mulher é uma data comemorativa que representa o símbolo das conquistas e direitos das mulheres no século XX. Ela é celebrada sempre no dia 8 de março.

A data foi criada no final do século XIX e início do século XX nos Estados Unidos e na Europa, onde o contexto era a primeira fase da Revolução Industrial e do início dos movimentos que reivindicavam melhores condições de vida e de trabalho, sobretudo para as mulheres.

As primeiras comemorações do Dia Internacional da Mulher foram realizadas a partir de 1909, sempre seguidas de manifestações e marchas em outros países europeus nos anos seguintes, sobretudo durante a semana de comemorações da Comuna de Paris, no final de março. Estas manifestações se uniam ao movimento socialista, que lutava pela igualdade de direitos econômicos, sociais e trabalhistas e ao movimento sufragista, que lutava pela igualdade de direitos políticos entre homens e mulheres.

Em 1910, durante a Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, realizada em Copenhague, a líder socialista alemã Clara Zetkin propôs que se instituísse uma celebração anual das lutas pelos direitos das mulheres trabalhadoras.

Origem do Dia Internacional da Mulher:

Desde meados da década de 60, convencionou-se celebrar o Dia Internacional da Mulher sempre no dia 8 de março, pois esta data marca a principal manifestação pelos direitos trabalhistas das mulheres, na Rússia, em 1917, que foi brutalmente reprimida, motivando a Revolução de 1917.

Na década de 70, a Organização das Nações Unidas – ONU designou como o Ano Internacional da Mulher o ano de 1975 e o dia 8 de março foi instituído oficialmente como o Dia Internacional da Mulher, onde o objetivo é lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, independente de divisões nacionais, étnicas, linguísticas, culturais, políticas e econômicas.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias