COMUNICAR MAIS OK
Discurso

Discurso de abertura na 1ª Edição do Prêmio Melhores do Enem 2018 em Santa Filomena

O discurso proferido pelo vereador Tony Santos, idealizador do projeto Melhores do Enem, representantes de Santa Filomena - Piauí.

03/03/2019 11h23
Por: Tony Santos
Fonte: Tony Santos
79
Banner especial Melhores do Enem
Banner especial Melhores do Enem

A educação é fundamental para o ser humano, é o princípio para o sucesso e formação de todo cidadão. Acreditando neste princípio, idealizamos o Prêmio “MELHORES DO ENEM 2018” que tem por objetivo incentivar nossos jovens a seguirem firmes ampliando seus conhecimentos que é a única riqueza que ninguém consegue tirar de nós. 

Portanto, a noite do dia 02 de março de 2019 foi uma noite de vitória, que ficará marcado para sempre em nossas vidas, pois temos a certeza que incentivando essas mentes brilhantes, estamos dando importância para a educação avançar e ser cada vez mais de qualidade em nosso município, porque a partir de agora, todos irão se interessar mais ainda para alcançar esse patamar. 

Agradeço à prefeitura de Santa Filomena, que através do nosso prefeito Carlos Braga e a primeira dama Geni, estão nos ajudando a valorizar o empenho dos MELHORES DO ENEM 2018, representantes de Santa Filomena. E, esta premiação beneficia aqueles estudantes que se esforçaram, que se destacaram em sua respectiva área e serão uma espécie de espelho para outros. 

Vemos estampado no rosto de cada homenageado, de cada mãe, de cada pai, de cada professor e diretor a satisfação do dever cumprido. Esperamos que essa premiação incentive outros alunos a serem determinados em seus estudos, frequentar as aulas, tirar boas notas e também sejam alunos nota dez e ganhem prêmios e dando orgulho a escola, aos pais e familiares. 

Estudar só traz benefício ao ser humano e será a garantia de futuro brilhante, portanto, temos que apoiar e incentivar nossas escolas, os professores e alunos para que acreditem nos estudos e ajudem nossa Santa Filomena ser um município onde todos possam ter vez e voz. 

Ao analisar a história da nossa jovem Carolina Costa Lustosa, 18 anos de idade, que concluí o ensino médio em 2018 no Grupo Escolar Professor Lourenço Filho, que fez o Enem em 2018 e pontuou 820 na redação, que teve a minha média final de 600,08, que  consegui uma bolsa parcial, ou seja uma bolsa de 50%, através do ProUni para o curso de Administração de Empresas, no Centro Universitário Euro-Americano que fica localizado em  Brasília. Fiquei muito triste e me senti solidarizado com a situação dela, porque apesar de toda essa virtude e demonstração de grande capacidade,  Carolina não pôde realizar seu sonho de ingressar na faculdade por não ter recursos financeiros suficientes para arcar com as despesas e acabou sendo forçada a deixar passar esta grande oportunidade. 

Carol que é de família de baixa renda, assim como muitos, acabou decidindo que irá juntar um capital financeiro razoável e novamente fazer o Enem de 2019. Que pena ver isso acontecer, tantos talentos desperdiçados e sonhos adiados por falta de dinheiro. 

Foi pensando no caso da Carolina e de muitos outros que não tem condições, e daqueles que mesmo indo para outras cidades estão batalhando com muito esforço para estudar e dar orgulho a seus pais que estão aqui, enfrentando leões todo dia para conseguirem arcar com as despesas que um curso superior exige, foi que tive a iniciativa de apresentar junto à Câmara de vereadores o Projeto de Lei do Legislativo que dispõe sobre a criação do Programa de Incentivo aos estudantes de Ensino Superior que cursaram o ensino fundamental menor e maior nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Santa Filomena. 

O Programa de Incentivo aos Estudantes do Ensino Superior tem por finalidade incentivar a permanência na escola de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica e aumentar a taxa de conclusão do ensino superior, assim como evitar a evasão escolar e despertar o interesse dos alunos em matricular-se nas escolas da Rede Municipal de Ensino. 

Poderão ser beneficiários do Programa de Incentivo aos Estudantes do Ensino Superior todos os estudantes cuja renda familiar mensal per capita não exceda a salário mínimo e meio e que comprovem ter concluído o ensino fundamental maior em escolas da Rede Municipal de Ensino de Santa Filomena, Estado do Piauí. 

A dificuldade em manter seus filhos estudando em outras cidades, pagando aluguel, alimentação e materiais solicitados pelas instituições, vem trazendo muitas preocupações aos pais que não possuem um poder aquisitivo alto, fazendo assim com que muitos jovens abram mão do sonho de cursar um ensino superior que venha a garantir pra si e pra sua família uma maior qualidade de vida. 

Para finalizar, em nome de todos os filomenenses e da equipe que me auxiliou na organização desse projeto, parabenizo a todos que hoje estão sendo premiados, parabéns aos pais, professores, coordenadores, diretores, nosso gestor e todos que acreditam na educação e no potencial dessa juventude tão promissora e virtuosa.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias